Guia Turístico


Ecossistema
Estudos Científicos
Copa 2014
Cultura
Curiosidades
História
Pontos Turisticos
Culinária
Wallpapers

Hino de Mato Grosso

Curiosidades
Fotos da Cidade
Gastronomia
Informações
História
Hotéis
Pontos Turisticos

Aeroporto
Gastronomia
História
Hino de Várzea Grande
Hotéis

Tô no Portal
Jogos Online
Desenhos Para Colorir

Anuncie
Quem Somos

Fale Conosco






A região de Várzea Grande nasceu da doação, em 1832 de uma sesmaria aos índios Guanás – considerados mansos pelos portugueses, e hábeis canoeiros e pescadores, daí a denominação “Várzea Grande dos Guanás”. Foi caminho obrigatório das boiadas que vinham de Rosário do Rio Acima (hoje Rosário Oeste) em direção de Cuiabá.

Durante a guerra do Paraguai, surgiu a cidade de Várzea Grande, fundada oficialmente em 15 de maio de 1867. A urbanização iniciou com a criação de um campo de prisioneiros paraguaios,na margem direita do rio, em frente à capital.

Tropas militares cuidaram de cidadãos comuns de nacionalidade paraguaia: hábeis açougueiros e artesões do couro. A região logo se transformou em lugar com fama de boa carne seca e de reconhecidos artesões. Surgiu o várzea-grandense, um povo formado por soldados brasileiros, prisioneiros paraguaios e por vaqueiros.

O povoado girava em torno da igreja de Nossa Senhora da Guia, considerada o centro histórico inicial da cidade. O crescimento fez muitos “papa-bananas” (originário da vizinha cidade de Nossa Senhora do Livramento) mudarem para a cidade, atualmente considerada a segunda cidade em densidade demográfica do Estado, ligada a Cuiabá por três pontes. Antes a comunicação/transporte entre Cuiabá e Várzea Grande era realizada pela barca- Pêndulo.




Receba novidades
no seu e-mail:
Nome:

E-mail:







Todos os direitos reservados ao Portal Mato Grosso Brasil
Desenvolvido por Wagner Augusto