Guia Turístico


Ecossistema
Estudos Científicos
Copa 2014
Cultura
Curiosidades
História
Pontos Turisticos
Culinária
Wallpapers

Hino de Mato Grosso

Curiosidades
Fotos da Cidade
Gastronomia
Informações
História
Hotéis
Pontos Turisticos

Aeroporto
Gastronomia
História
Hino de Várzea Grande
Hotéis

Tô no Portal
Jogos Online
Desenhos Para Colorir

Anuncie
Quem Somos

Fale Conosco






A cozinha mato-grossense tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana, síria e com a migração dos últimos anos também adquirimos o uso de pratos típicos de outras regiões brasileiras. Pratos considerados bem mato-grossense, são: Maria Isabel (carne seca com arroz ) o Pacú assado com farofa de couve, a carne seca com banana-da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura.
O peixe em Mato Grosso é uma alimento farto, considerado como o principal nas áreas ribeirinhas. Ele pode ser comido frito, assado, ou ensopado, recheado com farinha de mandioca ou servido com pedaços de mandioca. Os peixes de mais prestígio nas mesas locais, são o Pacú, a piraputanga, o bagre, o dourado, a cachara, a geripoca, o pacupeva, o pintado, etc..
O povo mato-grossense também aprecia o arroz com pequi, picadinho de carne com quiabo e a carne assada. Não podemos nos esquecer do Guaraná de ralar usado principalmente pelos mais velhos, cujo costume é de tomar pela manhã.
Para o café da manhã, vale ainda destacar o Bolo de Arroz e o Bolo de Queijo.
Ainda podemos destacar a variedades de doces e licores apreciados pelos mato-grossenses. Temos como os mais famosos o Furrundu ( doce feito de mamão e rapadura de cana), o doce de mangaba, o doce de goiaba, o doce de caju em calda, o doce de figo, o doce de abóbora, e outros. Como aperitivo temo o Licor de Pequi, Licor de caju, Licor de mangaba, e outros.

Visitando qualquer cidade de Mato Grosso, não se esqueça de apreciar as delicias da cosinha mato-grossense! Agora, se você deseja arriscar fazer isso em casa, segue abaixo deliciosas receitas para qualquer tipo de gosto!

Arroz com Pequi
· Ingredientes: 1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco, 1/2 litro de pequi lavado, 2 dentes de alho espremidos, 1 cebola grande picada, 2 xícaras de chá de arroz, 4 xícaras de chá de água quente, Sal a gosto, Pimenta de cheiro ou malagueta a gosto, Salsinha, cebolinha picada a gosto.
Modo de Fazer:
1. Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço)
2. Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário
3. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco
4. Junte a água e o sal
5. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta de cheiro ou malagueta a gosto
6. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.
   
Galinha com Arroz

Ingredientes: 1 galinha - ½ kg de arroz - cheiro verde, tomate, sal e cebola.
Modo de Fazer
Cortar a galinha em pedaços, temperar com alho, pimenta-do-reino, sal, vinagre ou limão e reservar. Esquentar numa panela o óleo, colocar a galinha, deixar cozinhar por alguns minutos e fritar. Em panela à parte, fritar bem o arroz e juntar a galinha, acrescentar água em quantidade que dê para cozinhar o arroz. Ao descer do fogo, acrescentar cheiro verde. Servir quente.
   
Carne Seca com Arroz ou Maria Isabel
Ingredientes: 1 kg de carne seca ou charque - 1 kg de arroz - óleo, alho, cebola, cebolinha, pimenta-do-reino, tomate e sal.
Modo de Fazer
Cortar a carne seca ou charque em pedacinhos, lavar até sair quase todo o sal.
Colocar uma panela no fogo, com óleo, cebola e alho. Em seguida, despejar a carne e fritar bem até dourar.
Depois colocar água até cobrir o arroz.
Temperar com pimentão, pimenta-do-reino, alho, cebola, tomate, cebolinha verde e sal a gosto.
   
Paçoca de Carne Seca
Ingredientes
1 kg de carne seca - alho, cebola, cebolinha verde, óleo - 1 prato de farinha de mandioca.
Modo de Fazer
Cortar a carne em pedaços, lavar bem deixando de molho de um dia para outro. No dia seguinte, lavar em outra água, levando ao fogo numa panela com óleo e cebola até dourar. Quando estiver dourada vá juntado água aos poucos até a carne ficar bem macia.
Colocar a carne juntamente com os temperos e a farinha de mandioca no pilão, socando até ficar bem esfarelados.
Em seguida, voltar esse conteúdo já socado na panela onde fora frita a carne, misturar bem e servir acompanhado de arroz sem sal e/ou banana maçã e/ou rapadura simples ou com o acompanhamento a gosto da pessoa.
   
Monjica de Pintado ou Peixe Liso
Ingredientes: ½ Kg pintado
½ Kg mandioca (enxuta) bem seca cebola, cebolinha, coentro, alho.
Modo de Fazer
Limpar o pintando, cortar em pedaços, temperar com alho, pimenta-do-reino e limão. Refogar a mandioca cortada no óleo, alho, cebola, deixando abafada por uns 5 min. Depois de refogada, colocar o peixe, deixando cozinhar por uns 15 min. Temperar com cebolinha verde, coentro e tomate.
   
Pirão Cozido com Calda de Peixe
Ingredientes: Peixe
Farinha de mandioca
Tomate, cebolinha verde, cebola, azeite de oliva e pimenta malagueta.
Modo de Fazer
Preparar o peixe ensopado com bastante caldo.
Antes de retirar o peixe do fogo (enquanto estiver fervendo), despejar o caldo sobre a farinha, mexendo lentamente para não embolar até que a farinha fique totalmente regada pelo molho do peixe. Servir este pirão com os pedaços de peixe que ficaram em outra vasilha, acompanhado de outros alimentos, de preferência, arroz sem sal, couve e outros, à escolha.
   
Furrundu
Ingredientes: 3 mamões - 2 rapaduras comum - gengibre, cravo, canela e coco.
Modo de Fazer
Ralar os mamões, lavar bem até retirar todo o leite. Levar ao fogo com a rapadura, gengibre, cravo canela e o coco. Cozinhar até ficar ao ponto de colher ou de tabletes, tendo o cuidado de mexer sempre para não pregar.
   
Doce de Abobora
Ingredientes: 1 abóbora - 1 prato de açúcar - canela em rama.
Modo de Fazer
Descascar, cozinhar e passar a abóbora na peneira; medir um prato de abóbora para um prato de açúcar. Misturar tudo e levar ao fogo, mexendo sempre, até dar o ponto desejado.
   
Doce de Manga
Ingredientes: 6 mangas maduras - ½ kg açúcar - canela - erva-doce.
Modo de Fazer
Selecionar as mangas maduras, lavar, descascar. Passar na peneira bem devagar retirando o bagaços. Reservar.
Fazer uma calda em ponto regular, colocar a massa da manga, a canela e mexer regularmente. Quando estiver pronto, deixar esfriar e guardar em pirex ou vidro.
   
Rapadura de Leite

Ingredientes:
1 kg de açúcar - ½ litro de leite.
Modo de Fazer
Colocar no fogo meio litro de leite e 1 kg de açúcar. Mexer sempre para não pregar no fundo. Quando aparecer o fundo da panela, tirar do fogo, acrescentar uma colher de manteiga e bater até começar a açucarar. Derramar sobre um tabuleiro e cortar em quadradinhos.
   



Receba novidades
no seu e-mail:
Nome:

E-mail:







Todos os direitos reservados ao Portal Mato Grosso Brasil
Desenvolvido por Wagner Augusto